Cuidando do Seu Coração tem várias iniciativas de impacto

Nove meses após o lançamento do projeto Better Hearts Better Cities – Cuidando do Seu Coração, a iniciativa apresenta resultados consistentes. O grande objetivo de conscientizar a população do bairro de Itaquera, em São Paulo, sobre os perigos da hipertensão tem sido alcançado e os paulistanos se mostram satisfeitos com o impacto do projeto.

No post de hoje, vamos apresentar os últimos resultados do Better Hearts Better Cities – Cuidando do Seu Coração. Conheça as ações relacionadas ao projeto e saiba quais foram os principais resultados dos últimos meses.

Importantes iniciativas tiveram continuidade

Várias iniciativas de sucesso compõem o projeto Better Hearts Better Cities – Cuidando do Seu Coração. Uma delas é o mutirão de rastreamento e encaminhamento, que aferiu a pressão de milhares de pessoas desde o início do projeto, em fevereiro de 2018.

Além disso, teve continuidade o trabalho dos embaixadores do coração, que promovem ações sobre estilo de vida saudável nos arredores das Unidades Básicas de Saúde (UBS) envolvidas no projeto. Há um programa de capacitação de embaixadores, que vivenciam atividades relacionadas a hipertensão arterial para, posteriormente, liderarem mutirões de rastreamento e encaminhamento.

Outras ações de destaque

O evento Cuidando de quem Cuida, realizado em maio, levou conhecimento às equipes de enfermagem das UBSs que fazem parte do Better Hearts Better Cities – Cuidando do Seu Coração. Durante o evento, destacaram-se também as palestras relacionadas a vida saudável, gestão de tempo e redução de estresse. A ideia era justamente cuidar dos profissionais que são o principal ponto de contato com os pacientes.

Já o concurso cultural Poesia que Pulsa, resultado de uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Secretaria Municipal de Educação, teve como foco o público jovem da zona leste. O engajamento foi muito satisfatório por desenvolver a escrita dos adolescentes e também por reverberar nas redes sociais do projeto.

Vale destacar, ainda, os eventos de empatia, que teve a adesão de profissionais de todas as UBSs envolvidas no Better Hearts Better Cities – Cuidando do Seu Coração. Seu objetivo é despertar com mais força nas equipes o sentimento de cuidado com os pacientes e de atenção absoluta em cada um deles. É fundamental que as pessoas compreendam a própria situação e saibam quais iniciativas no dia a dia podem lhes favorecer.

Dia Nacional da Hipertensão

O Dia Nacional da Hipertensão, celebrado em 26 de abril, foi uma excelente oportunidade para ações especiais junto à comunidade de Itaquera. Houve mutirões de aferição no Shopping Metrô Itaquera e também na estação de metrô Corinthians-Itaquera. No total, 1890 aferições foram realizadas em apenas um dia!

Também no shopping da região, aconteceu um show da escola da samba Leandro de Itaquera. Durante a apresentação, o público pôde conhecer o samba vencedor do concurso cultural sobre hipertensão realizado em 2018.

Segundo semestre será de expansão

O sucesso do Better Hearts Better Cities – Cuidando do Seu Coração já é um exemplo positivo para todo o Brasil. No segundo semestre, mais um bairro da zona leste de São Paulo – ainda a ser definido – receberá o projeto. Isso significa mais UBSs envolvidas e, consequentemente, mais pessoas beneficiadas e conscientes a respeito dos riscos da hipertensão arterial.

Saiba mais sobre o projeto Cuidando do Seu Coração

Que tal conhecer mais detalhes a respeito do Better Hearts Better Cities – Cuidando do Seu Coração. Aqui em nosso blog, publicamos um texto com os principais resultados obtidos pelo projeto em seus primeiros meses e também um panorama global da iniciativa, implementada também na África e na Ásia. Clique aqui e confira!