Prevenção de doenças e promoção da saúde: entenda os conceitos

A Associação Samaritano tem trabalhado com muito empenho para realizar sua principal missão que é fomentar projetos direcionados à prevenção de doenças e à promoção da saúde.

Vale destacar que os objetivos de prevenir doenças e promover a saúde são indissociáveis. A cada novo esforço realizado para evitar que as pessoas adoeçam, naturalmente se está colaborando para promover a saúde de forma ampla.

Essa sinergia entre os dois objetivos tem guiado a Associação Samaritano desde 2017, em uma nova etapa da entidade após a venda do Hospital Samaritano.

O conceito de prevenção de doenças e promoção da saúde

De acordo com os especialistas em epidemiologia Maria Zélia Rouquayrol e Moisés Goldbaum, a prevenção de doenças em saúde pública é a ação antecipada que visa interceptar ou anular a evolução de uma doença.

Essa iniciativa de prevenção traz os conhecimentos da medicina preventiva com o intuito de prolongar a vida e desenvolver a saúde física e mental.

Já sobre a promoção da saúde, Rouquayrol e Goldbaum enxergam uma dimensão abrangente, que vai além da ação dos médicos. Para que esses profissionais tenham êxito, a ação preventiva no âmbito coletivo deve partir das estruturas socioeconômicas e políticas.

Em outras palavras, uma população mais consciente consegue cuidar melhor da própria saúde em seu dia a dia. Isso se reflete diretamente nas escolhas das pessoas em relação à alimentação e atividade física.

Um dos eixos estratégicos, segundo o Ministério da Saúde junto a estados e municípios para promoção da saúde, está ligado à Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (PAAS). O conceito do PAAS traz a conscientização de que a boa alimentação é um pilar da saúde e faz parte da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN). Além disso, leva em consideração elementos culturais e sociais que influenciam nas escolhas culinárias das pessoas.

A promoção da saúde é um conceito histórico que evoluiu ao longo de mais de 40 anos. Neste link, você pode conferir essa cronologia dos eventos que trouxeram a promoção da saúde aos dias de hoje.

Prevenção de doenças e promoção da saúde são sinônimos?

Embora caminhem muito próximos, os conceitos de prevenção de doenças e promoção da saúde não podem ser considerados sinônimos. A professora Marcia Faria Westphal, especialista em saúde pública, define a promoção da saúde como uma ação de prevenção primária. Ainda segundo ela, isso gera certa confusão em relação ao nível de proteção específica.

A também especialista em saúde pública Dina Czeresnia observa que a promoção define a busca pela saúde como questão de existência, mais do que de sobrevivência.

De fato, prevenção de doenças e promoção da saúde não são sinônimos. Iniciativas que combinem ambos os esforços são decisivas para melhorar a qualidade de vida das pessoas. E é com esse norte que a Associação Samaritano tem desenvolvido o seu trabalho.

Três bons exemplos em prevenção de doenças e promoção da saúde

O novo foco da Associação Samaritano se materializou em alguns projetos que têm beneficiado os brasileiros. Repare como eles possuem em comum a promoção da saúde e a prevenção de doenças como características complementares.

Acolhimento de pacientes

O acolhimento de pacientes suspeitos de síndrome gripal com foco em H1N1 e caxumba, por exemplo, é um trabalho de capacitação de profissionais, que ficam aptos a atender pessoas com sintomas sugestivos de síndrome gripal.

Esse projeto, desenvolvido em 2016, orientou pacientes em oito unidades de saúde na zona leste de São Paulo e realizou mais de 50 mil atendimentos.

Central de Regulação de Partos

Também realizado no município de São Paulo, este projeto dá apoio à regulação municipal de São Paulo no referenciamento de gestantes de baixo e alto risco nas 24 horas do dia, incluindo também a regulação da UTI Neonatal.

Os mais de 30 profissionais que compõem o projeto atuam junto à CRUE (Central de Regulação de Urgência e Emergência) para abrigar o maior número possível de gestantes e de recém-nascidos que necessitam de cuidados de maior complexidade.

Better Hearts Better Cities – Cuidando do Seu Coração

Os cuidados com o coração são o grande foco do mais recente projeto apoiado pela Associação Samaritano. Better Hearts Better Cities – Cuidando do Seu Coração visa conscientizar a população de Itaquera, em São Paulo, a respeito dos perigos da hipertensão.

Lançamento do projeto Better Hearts Better Cities – Cuidando do Seu Coração, com a presença da escola de samba Leandro de Itaquera

Esse projeto de longo prazo busca transformar a visão das pessoas a respeito dos cuidados com o coração. Mais do que isso, o Better Hearts Better Cities – Cuidando do Seu Coração procura reimaginar a forma como doenças crônicas podem ser prevenidas.

Em outro post do nosso blog, apresentamos mais detalhes sobre o projeto e a respeito do evento que marcou o seu lançamento. Clique aqui e confira.