Projeto AMAS celebra parceria com Hospital Sabará e Instituto PENSI

A partir de 2019, o projeto AMAS (Programa de Atendimento Multiassistencial Samaritano) contará com o suporte do Instituto PENSI (Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil) – um dos braços da Fundação José Luiz Egídio Setúbal –, e do Hospital Sabará, em São Paulo, referências nacionais em atenção pediátrica. A parceria, celebrada no último dia 7 de dezembro, com a participação de dirigentes de ambas as instituições, é um reforço ao projeto e simboliza um novo e promissor período.

O projeto AMAS presta atendimento multiassistencial pediátrico nas áreas de pediatria geral, alergologia, pneumologia, neurologia, dermatologia, nefrologia, oftalmologia, endocrinologia, nefrologia, odontologia, enfermagem, nutrição e serviço social.

Os atendimentos são complementados por suplementação alimentar a crianças com indicação médica e com toda a medicação prescrita, além de exames laboratoriais e de imagem. O projeto AMAS contempla, ainda, atividades em grupo, acolhimento, orientações sobre saúde, cidadania, desenvolvimento infantil, orientações para gestantes, entre outras medidas que reduzem os fatores de risco para crianças.

A amplitude do projeto demonstra a importância dessa parceria com o Instituto PENSI e o Hospital Sabará como forma de dar maior abrangência a uma iniciativa que já beneficiou dezenas de milhares de crianças e jovens.

A história do projeto AMAS

O projeto AMAS foi criado em 2000, na cidade de São Paulo, com o objetivo de atender a crianças e adolescentes em situação de risco social. Abrigos e entidades que promovem o desenvolvimento infantil, tais como a Pastoral da Criança, foram parceiras importantes na indicação daqueles que poderiam ser beneficiados pelo programa.

Desde 2014, existe uma cooperação do AMAS com as Coordenações Regionais de Saúde Centro e Oeste do Município de São Paulo. Com base nas diretrizes de gestão da Secretaria de Saúde da cidade, o AMAS passou a complementar as ações da atenção básica com atendimentos em especialidades pediátricas, por meio do referenciamento nas Unidades Básicas de Saúde.

A parceria com a Fundação José Luiz Egídio Setúbal

O novo momento do projeto AMAS foi possível graças à parceria com a Fundação José Luiz Egídio Setúbal, que tem o Instituto PENSI e o Hospital Sabará como seus braços de ensino, pesquisa e assistência voltados ao público infanto-juvenil. O AMAS, portanto, se encaixa perfeitamente na linha de atuação da Fundação.

O grande volume de atendimentos proporciona informações valiosas do ponto de vista epidemiológico sobre a saúde de crianças e adolescentes na cidade de São Paulo. Isso dará ao Instituto PENSI os subsídios para investigação e reflexão, o que abrirá espaço para alavancar novos projetos nas áreas de promoção da saúde e prevenção de doenças.

Por fim, o projeto AMAS tem um reforço institucional com a parceria, que ajudará a disseminar as iniciativas implementadas no programa e passará à população o valor desse projeto tão importante para crianças e adolescentes.

Confira todos os projetos apoiados pela Associação Samaritano

A nova fase do projeto AMAS é motivo de orgulho para a Associação Samaritano. Essa é uma das iniciativas que se alinham ao novo posicionamento da instituição, de foco em promoção da saúde e prevenção de doenças. Clique aqui para conferir todos os projetos apoiados pela Associação Samaritano.