Projeto Cuidando do Seu Coração é lançado em Itaquera

No último domingo (2), foi realizado o evento de lançamento do projeto Better Hearts Better Cities – Cuidando do seu Coração, no Parque do Carmo, em Itaquera, São Paulo. O evento inaugurou o processo de engajamento da população local e contou com forte presença de profissionais e gestores da saúde, poder público, lideranças comunitárias, dentre outros participantes que foram incentivados a entender a importância de cuidar da saúde cardíaca.

Better Hearts & Better Cities – Cuidando do seu Coração é um projeto global idealizado pela Fundação Novartis que conta com apoio da Associação Samaritano. Sua missão é combater a hipertensão e mostrar às pessoas que se trata de um problema gravíssimo.

Qual é o objetivo do projeto?

Atualmente, a hipertensão arterial (pressão alta) responde por 9,4 milhões de óbitos ao redor do mundo a cada ano (Organização Mundial da Saúde – OMS). No Brasil os índices são igualmente alarmantes, sendo que um em cada cinco indivíduos são hipertensos (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – SOCESP). Combater esse problema de saúde pública é o grande objetivo do novo projeto, já que metade das mortes por doenças cardiovasculares, em boa parte decorrentes da hipertensão arterial, poderia ser evitada ou postergada com prevenção e cuidado (Sociedade Brasileira Cardiologia – SBC).

Por meio do Better Hearts & Better Cities – Cuidando do seu Coração, busca-se melhorar a saúde cardiovascular de populações urbanas de baixa renda. De forma mais ampla, o projeto propõe um novo entendimento a respeito da prevenção e do combate a doenças crônicas. A ideia é oferecer soluções em co-criação com a população local, de forma replicável e com possibilidade de ampliação de escala a outras situações para promover melhorias significativas na saúde pública.

Um evento para a população de Itaquera

A realização de um evento de abertura no Parque do Carmo foi a oportunidade de apresentar o projeto à população que poderá ser beneficiada por ele – tendo em vista que sua implementação inicial se dará exatamente em Itaquera, no território de seis UBS e podendo ser ampliado nos próximos anos para até 24 UBS. Além de conhecerem melhor o que é o projeto as pessoas realizaram diversas atividades.

Cuidando do seu Coração
Participantes do evento no Parque do Carmo fazem exercícios

O foco nos exercícios físicos permeou o evento, com sessões de alongamento e zumba para agitar os visitantes. Mais tarde, o consultor de saúde e embaixador do projeto, Márcio Atalla, coordenou uma caminhada pelo parque.

“Você não precisa estar em uma academia para fazer atividades físicas. No seu dia a dia, é possível incorporar atividades físicas. Isso traz benefícios significativos em relação à saúde cardiovascular e à prevenção de diabetes”, aponta Atalla.

Cuidando do seu Coração
O educador físico Márcio Atalla, embaixador do projeto, faz caminhada junto com o público

Houve também atrações musicais para animar os visitantes. Quem deu início aos trabalhos foi a fanfarra da obra social Dom Bosco, enquanto o encerramento ficou por conta da escola de samba Leandro de Itaquera, um símbolo do bairro.

Os serviços de saúde oferecidos no evento

Além das atividades recreativas, foram prestados serviços de saúde às pessoas. Medição de pressão arterial e teste de glicemia foram duas das iniciativas.

Houve, ainda, orientação e realização de testes para o vírus HIV e outras DSTs. A organização do evento aproveitou para aplicar a vacina contra a febre amarela em pessoas que ainda não estavam imunizadas.

Os participantes também puderam conversar com nutricionistas e farmacêuticos para tirar dúvidas e compreender os serviços que as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) vão prestar nos próximos meses.

Projeto conecta população às UBSs

A Unidade Básica de Saúde é um dos pilares da saúde pública na cidade de São Paulo. Esses centros de atendimento espalhados pela cidade prestam cuidados essenciais às pessoas.

Um dos grandes trunfos do novo projeto é conectar a população de Itaquera a algumas das UBSs do bairro. Inicialmente, o Better Hearts Better Cities – Cuidado do seu Coração funcionará em seis Unidades Básicas de Saúde.

A expectativa é criar um ciclo virtuoso de cuidados com a saúde. O combate à hipertensão funciona como ponto de partida para que as pessoas tenham mais atenção à sua saúde de forma ampla. É fundamental que elas saibam que as UBSs existem para ampará-las.

O evento em números

A ação de lançamento do projeto Better Cities Better Hearts – Cuidando do seu Coração, no Parque do Carmo, teve números expressivos, que demonstram seu alcance:

– 3.400 pessoas presentes;

– 1.720 procedimentos realizados nas tendas;

– 400 questionários aplicados junto à população;

– Mais de 200 pessoas envolvidas na organização.

São Paulo é a terceira cidade a receber o BHBC

O projeto Better Hearts Better Cities – Cuidando do seu Coração já é uma iniciativa vencedora na Ásia e na África. As cidades de Ulaanbaatar, na Mongólia, e Dakar, no Senegal, foram as primeiras a receber o projeto. Também nessas metrópoles, o principal objetivo é combater a hipertensão e prevenir a mortalidade por doença cardiovascular.

O que Ulaanbaatar, Dakar e São Paulo têm em comum é a necessidade de uma atenção especial nesse tema tão caro. Nas três cidades, a prevalência da pressão arterial elevada excede os 20%.

Em Itaquera, a aplicação do projeto seguirá um planejamento bem desenhado. Em 2018, a iniciativa ficará concentrada em seis UBSs de Itaquera. A ideia é expandir já no ano que vem para todas as 16 Unidades do bairro e também para as UBSs de outro bairro próximo.

Já em 2020, a perspectiva é de expansão do projeto para outros bairros para ampliar o impacto na cidade de São Paulo.

A importância em focar nas doenças crônicas

O projeto Better Hearts Better Cities – Cuidando do seu Coração atende a uma das demandas mais dramáticas da saúde no Brasil, o combate a doenças crônicas não transmissíveis. Os cuidados com o coração – grande bandeira do projeto – são fundamentais para a prevenção de doenças desse tipo. Sete em cada 10 brasileiros morrem em decorrência de doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e enfermidades respiratórias crônicas.

Os levantamentos mais recentes comprovam a necessidade de ações de combate a doenças crônicas. A taxa de mortes prematuras (de pessoas entre 30 e 69 anos) cresceu em 2016 depois de muitos anos de queda contínua. Entenda melhor a situação atual do Brasil.

Quem apoia o projeto?

Better Cities Better Hearts – Cuidando do seu Coração é resultado de um esforço conjunto de diversos parceiros. A iniciativa global partiu da Fundação Novartis, que pertence ao grupo farmacêutico suíço de mesmo nome. Localmente, o SUS (Sistema Único de Saúde) e a Prefeitura de São Paulo ofereceram o suporte necessário para dar vida ao projeto.

A Associação Samaritano é o grande parceiro estratégico e oferece sua expertise para dar vida a mais uma iniciativa transformadora no Brasil. Há também o apoio de parceiros técnicos, que colaboram de forma decisiva para a execução do projeto, entre os quais a faculdade Santa Marcelina, a American Heart Association e a agência Tellus.

Cuidando do seu Coração
Luiz Maria Ramos Filho, Márcio Atalla, Alessandra Gonçalves e Rogério Kelian durante o lançamento do projeto Better Hearts Better Citties – Cuidando do seu Coração

O projeto Better Hearts Better Cities – Cuidando do seu Coração promete ser um marco para o bairro de Itaquera. Para saber mais a respeito da iniciativa, vale conferir o site oficial. Assim que tivermos mais novidades sobre o projeto, você ficará sabendo aqui no blog!