Conheça os projetos de promoção e prevenção apoiados pela Associação Samaritano

Atualmente, a Associação Samaritano apoia seis projetos relacionados a promoção da saúde e prevenção de doenças. Vale destacar que promoção e prevenção têm sido o propósito da entidade desde 2016.

No post de hoje, apresentamos os projetos apoiados pela Associação Samaritano que têm como pano de fundo os esforços em promoção e prevenção. Vale ressaltar que há também a expectativa de suporte a novas iniciativas com esse foco ao longo dos próximos meses.

Programa de Atendimento Multiassistencial Samaritano – AMAS

Criado em 2000, o projeto AMAS presta atendimento multiassistencial pediátrico na cidade de São Paulo. A iniciativa contempla as áreas de pediatria geral, alergologia, pneumologia, neurologia, dermatologia, nefrologia, oftalmologia, endocrinologia, nefrologia, odontologia, enfermagem, nutrição e serviço social.

Além desse espectro considerável de especialidades, as crianças recebem suplementação alimentar e toda a medicação prescrita pela equipe médica, assim como exames laboratoriais e de imagem. O AMAS também proporciona atividades em grupo, acolhimento, orientações sobre saúde, cidadania, desenvolvimento infantil e orientações para gestantes.

Esse amplo suporte a crianças e adolescentes ganhou ainda mais força no final de 2018, quando o Instituto PENSI (Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil) se tornou parceiro do AMAS.

Central de Regulação de Partos

A Central de Regulação de Partos surgiu em 2016, fruto de uma parceria entre a Associação Samaritano e a Prefeitura de São Paulo. Conhecida também como Central de Regulação Obstetrícia e Neonatal (CRON), a iniciativa fortaleceu a regulação municipal. 

Atualmente, a CRON é conduzida por uma equipe formada por 30 profissionais, entre os quais 15 médicos obstetras e 10 enfermeiros obstetras. Todos os envolvidos são instruídos a seguirem os preceitos da Rede Cegonha, criada pelo Ministério da Saúde para garantir maior segurança a mães e bebês na rede pública.

Conheça mais detalhes sobre a Central de Regulação de Partos neste post.

Better Hearts Better Cities – Cuidando do Seu Coração

Iniciativa trazida para o Brasil em 2018 pela Fundação Novartis, Better Hearts Better Cities tem como principal objetivo conscientizar populações vulneráveis sobre os perigos da hipertensão. A ideia é empoderar as pessoas a respeito de sua própria saúde e incentivá-las a adotar medidas de prevenção.

No Brasil, o projeto foi intitulado Cuidando do Seu Coração e acontece no bairro de Itaquera, em São Paulo. Mutirões de rastreamento e encaminhamento, ações culturais e outros eventos engajaram os moradores da região, que estão mais conscientes os riscos da hipertensão. Conheça os principais resultados já atingidos em 2019.

Artemisia Lab Saúde

Mais recente projeto apoiado pela Associação Samaritano, o Artemisia Lab Saúde foi lançado em 2019 com a missão de fomentar negócios de impacto que apresentem propostas de inovação na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) no Brasil.

Ao abraçar o Artemisia Lab Saúde, a Associação Samaritano também sinalizou a sua preocupação em valorizar a inovação nas áreas de promoção e prevenção. Soluções modernas e com potencial escalável podem ser decisivas para salvar vidas e tornar as pessoas mais conscientes sobre sua própria saúde. Saiba mais sobre o projeto neste artigo.

Acompanhe todas as nossas iniciativas em promoção e prevenção!

Os projetos de promoção e prevenção apoiados pela Associação Samaritano devem ter novidades nos próximos meses. Em nossas redes sociais, você pode acompanhar as iniciativas mais recentes que contam com a chancela da entidade e também saber o que há de novo em projetos já existentes. Acompanha a gente no Facebook, Instagram e LinkedIn!