Conheça os primeiros resultados do projeto Cuidando do Seu Coração

O projeto Better Hearts Better Cities – Cuidando do Seu Coração, lançado no início de setembro em Itaquera, acumula bons resultados. Em pouco mais de um mês, milhares de moradores do bairro da zona leste de São Paulo tomaram conhecimento da iniciativa.

Quanto mais pessoas conhecerem o projeto Better Hearts Better Cities – Cuidando do Seu Coração, maior será o seu impacto na sociedade. Por isso, ações como o concurso do samba-enredo da escola Leandro de Itaquera, cujo tema é a pressão alta, têm imenso valor.

É importante que as pessoas passem a frequentar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para acompanhar a evolução de sua pressão arterial. O projeto tem como objetivo promover uma ação integrada que aproxime essas Unidades das pessoas que mais precisam delas. Tudo isso para limitar a incidência de hipertensão e de doenças cardiovasculares.

No post de hoje, apresentamos o atual panorama do projeto e as principais ações realizadas até o momento.

Estudos e ações preliminares

Antes mesmo do lançamento oficial do projeto, foram feitas ações pontuais em Itaquera. O objetivo era dar início a um grande mapeamento da região para identificar o cenário atual da hipertensão no bairro e começar um processo de conscientização.

Foram realizados vários mutirões para aferir a pressão da população, tanto no shopping Metrô-Itaquera, quanto na própria estação. Os profissionais envolvidos aproveitaram para incentivar as pessoas a adotarem uma dieta mais saudável e a praticarem mais exercícios físicos, inclusive com iniciativas simples como trocar a escada rolante e o elevador pela escada fixa.

Posto de aferição da pressão arterial, na estação do metrô Corinthians-Itaquera

Houve também uma atividade com ginástica e exercícios aeróbicos – apoiada pela rede de academias Smart Fit – para reforçar a necessidade de as pessoas se movimentarem no dia a dia.

Números do evento de lançamento

O evento que marcou o lançamento do projeto Better Hearts Better Cities – Cuidando do Seu Coração teve resultados expressivos. A grande ação promovida no Parque do Carmo teve boa adesão da população local, que pôde se informar sobre a saúde cardíaca.

Os profissionais que estiveram envolvidos no evento fizeram pesquisas com os presentes para identificar padrões. O Questionário sobre Ações no Território se somou à aferição de pressão arterial, glicemia e medidas antropométricas. Tudo isso deu subsídios para estudos que vão nortear outras ações relacionadas ao projeto.

Dentre as principais descobertas, estão os índices de fatores de risco associados à pressão alta. De todas as pessoas que mediram a pressão durante o evento, o histórico familiar e o sedentarismo figuraram como fatores de risco mais recorrentes. Colesterol alto, bebidas alcoólicas, diabetes e tabagismo apareceram na sequência.

No total, 358 pessoas responderam a pesquisa e mais de 3.300 pessoas foram atendidas durante o evento do dia 2 de setembro.

Durante o evento, foram atendidas pessoas de todas as idades, com foco principal na aferição de pressão e na realização de testes de colesterol. Um ponto a se destacar é o predomínio do público infanto-juvenil, que passa a entender a importância de cuidar do coração desde cedo.

A Obra Social Dom Bosco, que promove a cidadania em Itaquera há décadas, também aderiu ao projeto Better Hearts Better Cities – Cuidando do Seu Coração. A oitava edição do Concurso de Fanfarras e Bandas de Itaquera teve o respaldo do projeto e ajudou a espalhar a conscientização a respeito da hipertensão.

Concurso cultural: samba-enredo da escola Leandro de Itaquera

Um dos resultados mais bacanas dos primeiros meses do projeto Better Hearts Better Cities – Cuidando do Seu Coração foi a criação de um samba-enredo para a escola de samba Leandro de Itaquera, que abraçou essa grande iniciativa.

O novo samba, que vai ganhar a avenida em 2020, foi escolhido em um concurso cultural, com envolvimento de centenas de pessoas de Itaquera e bairros adjacentes. Cinco finalistas se apresentaram no evento que apontou os grandes vencedores.

O concurso que celebrou o novo samba-enredo foi também uma oportunidade para atender a população da zona leste. Na ocasião, foram realizados mais de 300 procedimentos, entre aferições de pressão e testes de colesterol. O estudo é um importante reforço para o mapeamento realizado na região, etapa decisiva para os próximos passos do projeto.

O novo samba-enredo: Leandro, cuidando do seu coração

Confira como ficou a letra do novo samba-enredo da Leandro de Itaquera, que irá embalar o Carnaval de 2020. A composição, intitulada “Leandro, Cuidando do Seu Coração”, é de Roberto Santos, Gabriel Silva, Ernesto Prado e Silvio Branco. (ouça o samba-enredo neste link)

Com saúde vou sambar… na passarela

Sou o Leão Guerreiro… de Itaquera

De vermelho e branco, cuidando do seu coração

Sou Zona Leste a raiz minha paixão

Vamos controlar essa pressão

Se estiver alta peça ajuda, e atenção

A prevenção é uma necessidade

E evitar a hipertensão, prioridade

Tum, tum, tum, tum, tum, tum

Ouça meu grito de alerta por favor

O viver é precioso

Hoje a Leandro

Na avenida é o doutor

Sintomas nenhum

Mas dor na nuca e tonturas são sinais

O peito ofegante, um mal-estar

É o AVC querendo te dominar

Um outro mal, é a obesidade

Corpo sem atividade, predisposição familiar

Sal em demasia… não, não, não

Bebidas e cigarros todo dia

E não ter a diabetes como companhia

Tem remédio nos postos, procure o agente

O caso é sério mas siga em frente

Consulte o médico, ele vai te atender

E o benefício será todo pra você

Com saúde vou sambar… na passarela…

Saiba mais sobre Better Hearts Better Cities – Cuidando do Seu Coração

Better Hearts Better Cities – Cuidando do Seu Coração é uma importante iniciativa apoiada pela Associação Samaritano. A implementação do projeto foi possível graças aos esforços da Fundação Novartis, que realizou experiências semelhantes e bem-sucedidas na Ásia e na África. Cabe destacar, ainda, a participação do educador físico Marcio Atalla como embaixador do projeto no Brasil.

Para saber mais sobre o Better Hearts Better Cities – Cuidando do Seu Coração, confira o site oficial do projeto.